segunda-feira, 1 de junho de 2009

Pesquisa Perseu Abramo + Acho que gosto da Lilly Allen...

Olá, pessoas!

Bem, como vocês sabem, eu tenho uma namorada fofa, a Pê. E ela está se formando em Direito - o que significa que ela terá uma profissão bem mais séria e bem paga que a minha, ê partidão! =P - e está, nesse momento, fazendo um trabalho sobre união homoafetivas. Me mata de orgulho!

O grupo da Pê pesquisou sobre o assunto e ela me mandou por email os resultados de uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo sobre "intolerância e respeito às diferenças sexuais" no Brasil, que tem resultados muito interessantes e importantes: (Vocês podem conferir a pesquisa na íntegra aqui)

  • 4% se envolveram de alguma forma com pessoas do mesmo sexo, mas apenas 1% se considera gay e 1% bissexual.
  • 49% são em parte ou totalmente contra a legalização da união conjugal entre pessoas do mesmo sexo
  • 37% consideram ruim a presença de grupos LGBTT na mídia
  • 70% acham que a discriminação contra LGBTT é um problema das pessoas e não deveria ser resolvido com interferência do governo
  • 99% manifestam algum tipo de preconceito, mesmo leve, contra LGBTT
  • Mais pessoas são preconceituosas no Nordeste, mas ele é mais forte no Centro Oeste. É maior também nas regiões rurais do país. A maioria dos homens tem preconceito forte e moderado, enquanto entre as mulheres, é maior um nível de preconceito "leve".
  • A existência de preconceito faz uma curva em relação à renda familiar: diminui dos mais pobres aos mais ricos, mais aumenta novamente para aqueles que ganham mais de 10 salários mínimos.
  • Protestantes históricos, evangélicos pentecostais, neopentecostais e católicos são, em ordem decrescente, os mais preconceituosos.
  • E um dos dados mais tristes: 98% dos que se indentificam como LGBTT manifestaram preconceito contra o grupo, sendo 3% moderadamente preconceituoso.
É, vendo uma pesquisa dessa, é de se alarmar. É por isso que é imprescindível a presença de movimentos que conscientizem a sociedade do direito dos LGBTT. Muitas das pessoas nessa pesquisa manifestaram concordância com formas arcaicas de pensamento, do tipo "Deus fez o homem para a mulher e vice-versa" ou "as mulheres viram lésbicas porque não acharam o homem ideal". Sem contar a presença de homofobia mesmo entre lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis.
Temos que mudar a cabeça das pessoas à nossa volta e a nossa também, gente. Temos que lutar para que a homofobia não exista nem em grupos radicais que atacam e agridem gays e nem no ambiente de trabalho, com aquele seu colega que insiste em chamar os outros de "viadinho".

E falando nesse assunto, vi no Dykerama uma ação bem divertida contra a homofobia. Lily Allen fez uma música chamada "Fuck You", em que manda um grande "foda-se" para a galera homofóbica, racista, pró-guerra... em suma, de mente pequena da Inglaterra. Pois bem. Nos States, um youtuber chamado steviebeebishop juntou ns colegas de youtube e fez um vídeo bem legal com a letra da Lily:



O vídeo ganhou já uma versão francesa e agora o blog Stonewall quer fazer uma versão brazuca. Quem quiser participar, é só enviar seu vídeo com sua ideia da música da Lily Allen até o dia 15 de junho. Bem legal a ideia!

---

E pra não deixar esse post todo sérião, vamos falar de TV.

E a Globo que, depois de colocar a policial sapata feita por meu-gaydar-super-apita-pra-ela Hermila Guedes em Força Tarefa (ai, eu adooorei aquele "entendeu?"), agora traz Ângela Vieira e Marília Gabriela (oi?) na nova minissérie do Aguinaldo Silva, Cinquentinhas (de novo, oi?).

A Ângela faz uma jornalista que tem um romance com uma fotógrafa, que seria a Marília Gabriela. Mas antes que a gente fique animada, claro que é só uma participação especial. E é claro que com certeza, não vai rolar nem um beijinho. E é claro que, com a atuação sofrível da Marília "como atriz sou uma ótima entrevistadora" Gabriela, nem vai ser lá aquelas coisas.

Mas né. Vamos ser otimistas, estão pipocando cada vez mais personagens, e o que importa é a visibilidade e tal...

...mas eu ainda queria ver a sargento Selma dando um beijo muito mais caliente na namorada do tentente Wilson. E virando pra ele e dizendo "e você, entendeu também?". A gente sonha, né?

3 comentários:

Fala Rapha disse...

Eu adoro a Lily. É tipo uma Kate Perry, só que com sotaque britânico e sem qeueles olhos azuis *suspiros* Ai as duas juntas... Delicia!

Anônimo disse...

a iniciativa de fazer uma versão brazuka é bem interessante...

P. June disse...

Adoreeeei o vídeo! Vamos fazer nossa versão brazuca? =D

E estou curtindo a visibilidade da mídia. Embora ainda não seja totalmente desprovida de estereótipos, é um passo...é só olhar os dados da pesquisa pra ver que temos um loooongo caminho a percorrer ainda...

 
Blogger Templates by Wishafriend.com