quinta-feira, 9 de abril de 2009

Bad bad America, no Wang for you

Ok, a notícia não tem a ver com homofobia, mas tem muito a ver com preconceito, hipocrisia e desrespeito aos direitos de uma minoria. Uma infeliz curiosidade.

Nos EUA, políticos discutiam o problema dos imigrantes com a legislação eleitoral - mais particularmente, um político asiático-americano discorria sobre a dificuldade de identificação de imigrantes asiáticos devido ao seus sobrenomes e nomes estrangeiros. De repente, uma representante republicana (jura?) do Texas (sério?), a inteligentíssima Betty Brown, emite a seguinte brilhante opinião:

"Em vez de fazer todos nós aprendermos chinês - eu entendo que é uma língua bem difícil - por que você e seus cidadãos não adotam um nome com o qual nós pudéssemos lidar melhor logo?"

É lógico que a declaração gerou uma polêmica absurda, mas a Sra. Brown não voltou atrás. Ainda disse para o homem que "a sugestão era pra ajudá-los, não dava pra perceber?" e que a troca de nome seria "apenas para propósito de identificação", e se negou a se desculpar. E pra piorar, disse que a culpa da polêmica era do partido Democrata, que tentou transformar a situação numa questão de raça.

Oh, Dona Betty Marrom, a senhora acha que é uma questão do quê?

É claro que a idéia da supracitada vai ao encontro de qualquer senso de multiculturalismo e respeito à identidade das minorias. Sem contar que os sobrenomes "americanos" mais comuns têm influências européias, mais precisamente germânicas, francesas e irlandesas. Eles mesmos não elegeram um Barack Obama?

Se me aparecem com essa no Brasil... metade de meus amigos, descendentes de japoneses, teriam que ser criativos pra fazer uma tradução bem brasileirinha!

(fui achar essa notícia no blog do fofoqueiro Perez Hilton, que aparentemente não vive só de fofoca!)
---

E pra não deixar de fora do post o lado LBGTT do blog, uma dica que peguei do LeBiscoito.

Anyone But Me é uma websérie que conta a vida de Vivian, uma garota lésbica assumida que se muda com o pai, um bombeiro que socorreu as vítimas do 11 de setembro e ficou com algumas seqüelas, para uma cidadezinha no interior, deixando sua namorada, a linda Aster, e seus amigos pra trás em NY. Por enquanto, a websérie tem apenas 6 episódios, que falam um pouco sobre mudar de casa, de escola, fazer novos amigos e lidar com um relacionamento à distância.

Minha opinião? A websérie tem cenas fofíssimas, as atrizes que fazem Vivian e Aster são ótimas, e o programa consegue balancear bem situações particulares à quem vive a dureza de ser homossexual com outras mais genéricas, que tratam de ser adolescente, independente da orientação sexual.

Já comentei que as atrizes são ótimas? Com destaque pra garota que faz a Aster... A sra. June que me perdoe, mas ela é maravilhosa! Muito ator adolescente medíocre (leia-se Malhação) podia aprender com ela... =P

O site oficial para os vídeos é esse, mas no LeBiscoito você encontra os 2 últimos episódios com legenda em português!

3 comentários:

P. June disse...

Permanecemos na luta por uma sociedade livre de ignorância e preconceitos ridículos. Imagine o que a Sra. Betty Brown não diria de duas moças se beijando na Avenida Paulista...

Preciso conferir Anyone but me! Tirei o dia de preguiça, mas nem deu tempo de fazer tudo que queria...vou reprimir meus ciúmes quanto ao seu comentário da menina bonitinha, mesmo porque ela é maravilhosa, de fato! =P

C. June disse...

Triste é perceber o quanto ainda precisamos progredir. Não só a sra. Brown comete esse despropósito, mas se nega a encará-lo como preconceituoso e ainda acha que está com a razão. E isso que falamos, basicamente, de língua. E de um conceito que já deveria estar mais que arraigado, o de identidade cultural de um povo. Imagine mesmo o que ela acha, então, dos homossexuais? Mas sendo um pouco preconceituosa eu mesma, o que esperar de uma republicana texana? =P

Ah, P.zinha, a senhora precisa conferir Anyone But Me sim! Vai logo esquecer seu ciúme e entender porque me derreto pela Aster...depois de por você, claro! ;)

Cris. disse...

Sem palavras.

 
Blogger Templates by Wishafriend.com